terça-feira, agosto 31, 2004

A importância de ser do Ramo de Termodinâmica

A forma de ensino universitário cá, é bem diferente da forma européia, pois aqui, toda gente pode estagiar e funcionar como formação no curso. A licenciatura cá, têm um número total de créditos para serem feitos ( Num vasto leque de cadeiras para serem seleccionadas) e tal como em Portugal os alunos tendem a evitar a maior especialização no seu curso em Termodinâmica e irem para mais o ramo de Produção.
A vantagem de ser de Engenharia Mecânica, ramo de termodinâmica e com a permissão do meu coordenador em Portugal, foi possível abraçar um projecto com alguns anos de investigação em várias faculdades espalhadas por todo o mundo, sendo este um projecto de modulação e mecânica computacional em combustão. Permite-me assim ter equivalência á cadeira em Portugal de combustão, trata-se de um projecto bastante prestigiante (Muito bom para o currículo) e além do mais sou renumerado, uns trocos, mas dão sempre jeito. O professor responsável, o professor Luís Fernando, já demonstrou a complexidade deste estudo mas também o interesse que este têm, com uma calma e forma entusiasta, têm me dado “aulas” particulares de combustão. Além do mais, participo em convenções realizadas na PUC, relativos a este projecto. A escolha da minha pessoa, surgiu por ser aluno finalista, ramo de termo e dado estar a fazer cadeiras de pós-graduação e os alunos finalistas de cá, renegarem a investigação por um estágio, fui facilmente a escolha por parte do professor.
Noutra cadeira que tenho, Turbulência (de Pós-Graduação), demonstrou-se ser bem trabalhosa e complicada, mas também o seria a cadeira que teria no técnico (Aerodinâmica) mas o bom desta cadeira, apareçeu logo na primeira aula em que me vai ser paga a passagem até Porto Alegre (Sul do Brasil, a cerca de 2500/3000 km do Rio), ainda com uma ajuda para os gastos diários, para participar na Escola de Verão de turbulência, durante uma semana, com convênios, laboratórios e por aí fora. Sendo uma oportunidade de conhecer outra cidade do Brasil e com os benefícios em cima ditos. E guardando o melhor para o fim, fui convidado por parte do meu professor do projecto a estagiar na Embraer ( 3ª maior empresa do Brasil, uma das maiores do mundo, relativa a aeronáutica) sendo esta uma oportunidade óptima para ter uma idéia do que se passa numa empresa destas dimensões e além do mais ser uma empresa a qual dificilmente conseguiria aceder em Portugal (mesmo a Tap, não têm aprojecção na aeronáutica como a Embraer têm), mas esta vertente, terá que ficar para o próximo semestre caso eu fique e caso as coisas corram bem.

1 Comments:

Blogger Devaneios said...

Oie, mto legal seu blog viu, eu sou carioca, nasci no Rio, mas nem conheço a cidade, me mudei daí aos tres aninhos, mas meu namorado mora aí e pelo q sempre vejo na tv essa cidade é realmente bela, beijocas....

6:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home