segunda-feira, outubro 04, 2004

Porto Alegre, o local mais a Sul do Globo que estive até hoje

A viagem á IV Escola de Primavera de Transição e Turbulência, fez-me ir a Porto Alegre, Estado de Rio Grande do Sul, o mais a Sul do Brasil o qual faz fronteira com o Uruguai e Argentina. Simplificando as coisas numa palavra, ADOREI Porto Alegre, esta região colonizada por Nórdicos e Italianos, deu uma cultura muito particular. Terra de Gaúcho, bons rodízios e pessoas bem simpáticas, encantaram-me por completo, além do mais, um português no seu puro e duro lusitano, com um sotaque bem diferente do que esta região está habituada, encantava e intrigava esta população. Porto Alegre em termos turísticos têm muito pouco mesmo, munido de shoppings bem grandes e edifícios bem ao estilo europeu, esta cidade não encanta por paisagens ou por monumentos. Esta região, têm um grande peso na política do Brasil, é também um estado muito rico mas de maneira geral os carros que percorrem a cidade, são mais modestos que os daqui do Rio. Pessoas loiras e de olhos claros, predominam nesta região.
A escola de turbulência, realizou na PUC – RS e mais uma vez fui surpreendido, esta faculdade é bem maior que a PUC do Rio, vários edifícios estão espalhados por um campus bem organizado, de edifícios bonitos arquitetonicamente e jardins. Em termos comparativos, é bem provável que seja umas três vezes maior que a PUC – Rio, para ser sincero, se soubesse desta faculdade e fosse uma opção, certamente esta seria a minha escolha. Tenho que aproveitar é para deixar os meus parabéns aos organizadores da escola, foram de um rigor e entusiasmo incansável ao longo do evento.